Por Adriana Borges, Terapeuta Transpessoal Sistêmica.
Eu sempre tive interesse e fiz até mestrado e escrevi uma dissertação sobre aprendizagem.
Então farei um breve texto misturando terapia e a administração, que também estudei. Para isso vou usar as bases na PNL (programação neurolinguística) que ao meu vez da uma explicação breve sobre assunto.
A PNL definir que O processo de aprendizagem de cada indivíduo se dê em estágios.
A PNL separou e definiu essas 4 fases:
- Incompetência inconsciente – é quando ainda não sabemos que não sabemos rs! Um exemplo um bebê que não sabe andar e não sabe ainda que necessitará andar, e está feliz e satisfeito com essa situação.
- Incompetência consciente – é quando tomamos conhecimento de que não sabemos algo e nos cria a curiosidade por aprender;
- Competente consciente – é estágio que indivíduo sabe que sabe conscientemente. E toda nossa parte consciente volta-se para execução da atividade. Se faz tudo de maneira correta, detalhada e sem perder foco. Um exemplo quando começamos a dirigir, no primeiro momento prestamos atenção em todos os detalhes do processo.
- Competente inconsciente – é quando não temos mais consciência do quanto sabemos, quando começamos fazer algo sem pensar como se faz, vai no automático, porque já foram muitas práticas e repetições. Voltando ao exemplo do dirigir, depois de um tempo dirigindo já entramos no carro e seguimos de forma automática.
Esse processo acontece em tudo e também no processo terapêutico, onde acessamos questões que estavam guardadas em nosso inconsciente, trazemos a luz, aprendemos como lidar, começamos q fazer diferente, até que se torne natural e faça parte da nossa vida e assim resolvamos verdadeiramente a nossa questão.