O vício nos jogos eletrônicos em tempos de pandemia.

Por Daniela Aquino, Psicoterapeuta Transpessoal Sistêmica

Como o seu filho está no isolamento social? Ele tem dando sinais de ansiedade? Está respondendo com agressividade? Tem se mostrado irritado? Alguns sintomas como esses fazem parte dos relatos de algumas mães nesta quarentena. Mas, por que esses sentimentos estão mais aflorados agora? Primeiro, o lugar de maior interação entre seus pares, deixou de “existir”: a escola. Os amigos, que faziam parte da sua rotina, passaram a ser virtuais, e consequentemente os jogos também.

Eu vou fazer o que em casa? Pergunta clássica! Muitas de vocês, com pena, ou até culpa, por não está presente neste momento, acabam cedendo! Mas, o que fazer com meu filho em casa? Não precisa colocá-lo fazendo milhares de atividades o dia todo, mas é preciso, que dentro da faixa etária que ele se encontra, seja capaz de fazer algo desafiador. 

Proporcione brincadeiras que estimule o raciocínio lógico, o senso crítico e investigativo, que movimente o corpo. Caso contrário, ele volta para o jogo virtual!! Tudo bem, quando é algo dosado. Não podemos fugir dessa realidade. Olha para esse momento, estamos todos virtuais, e não sairemos mais!! O perigo é  quando a situação sai do controle. 

O alerta aqui vai para estes meninos que estão jogando demasiadamente. Cuidado! O abuso leva à compulsão. 

As pesquisas mostram que este vício aciona o sistema cerebral de recompensa, o mesmo estimulado pelas drogas. Quanto mais se cede à compulsão, mais sensação de prazer o cérebro produz. Pode chegar um momento em que a criança não consiga mais ficar sem essa sensação, tornando-se dependente.A criança dependente, já não consegue reduzir a frequência com que joga.

Quando ela é impedida de jogar, fica irritada, ansiosa, triste e mal-humorada, agressiva e até mesmo apresenta sintomas no corpo, como sudorese e tremores.O comportamento de dependência torna-se um sofrimento, pois o jogo passa não ser mais um prazer, e sim uma necessidade.

Uma criança dependente é capaz de ficar por um dia inteiro jogando e as vezes até escondido, sem você saber.

Leia também

Vai uma música aí?

26 de maio de 2020

Medo

26 de maio de 2020

O tempo não espera por você

26 de maio de 2020

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Núcleo de Terapia Integrada Jordan Campos – Empresarial Thomé de Souza – Av. ACM, 3244 – Caminho das Árvores – Salvador – BA. Tel. 71 3561-6298 / 71 9943-7742 (Whatsapp Corporativo) | E-mail: contato@jordancampos.com.br

Desenvolvido pela Loup Brasil.

Abrir chat
Posso ajudar?
Olá,
Podemos ajudar?